Vinícius de Moraes como poeta, escreveu letras para um grande número de canções que se tornaram ícones de todos os tempos da bossa nova e clássicos do samba. Como compositor, ele escreveu músicas maravilhosas, e como intérprete, ele deixou vários discos importantes. De uma família musical, começou muito cedo a escrever poesia. Aos 14, ele fez amizade com os irmãos Paulo e Haroldo Tapajós. Com Haroldo, ele compôs a canção fox “Loura ou Morena”, gravado pelos dois irmãos em 1932. Em 1929, vinicius se matriculou na Faculdade de Direito do Catete, Rio de Janeiro. Entre 1932 e 1933, ele escreveu letras para dez canções que foram gravadas por seus parceiros: sete com Haroldo Tapajós, dois com o Paulo, e outra com J. Medina. Em 1933 ele terminou os seus estudos universitários e lançou seu primeiro livro. Em 1936, ele escreveu-Ariana, a Mulher e em 1938 foi para Inglaterra, com uma bolsa do governo Inglês para estudar literatura na Universidade de Oxford, e escreveu-Novos Poemas. Naquela época ele era casado por procuração.
Com a aproximação da I Guerra Mundial, ele retornou ao Rio de Janeiro. Em 1941 começou a escrever resenhas de filmes e críticas. Dois anos depois ele se juntou ao serviço diplomático do Brasil, o Itamaraty, também lançou o livro Cinco Elegias. Em 1946 ele foi enviado para Los Angeles, em sua primeira missão diplomática como vice-cônsul e lançou-Poemas, Sonetos e Baladas. Em 1950 ele retornou ao Brasil devido à morte de seu pai. Seu primeiro samba (com Antônio Maria) é de 1953, “Quando Tu Passas Por Mim”, um ano em que ele se mudou para a França como secretário da embaixada do Brasil . Ele foi então apresentado a um pianista desconhecido, Antonio Carlos Jobim.
Em 1958 Elizeth Cardoso lançou o seu álbum, marcando o início da bossa nova. Ela incluiu nele cinco composições da dupla Tom & Vinícius: “Canção do Amor Demais”, “Chega de Saudade”, “Outra Vez”, “Luciana” e “Estrada Branca”. Em 1959 Vinicius e Jobim compuseram “Eu Sei Que Vou Te Amar” e “Amor em Paz”. Em agosto de 1962, juntamente com Jobim, João Gilberto e Os Cariocas, ele abriu o show Encontro na boate Au Bon Gourmet (Rio). Esse show representou a primeira audição de “Garota de Ipanema”, “Insensatez”, “Ela É Carioca”, “Só Danço Samba”, “Samba do Avião” (todas com Tom Jobim) e “Samba da Benção”.
Voltando a Paris, ele trabalhou para a UNESCO até 1964. Retornou ao Brasil e juntamente com Dorival Caymmi, ele apresentou um show na boate Zum-Zum, que foi um grande sucesso. Vinicius colaborou no roteiro do filme Garota de Ipanema e teve uma segunda temporada de seu show com Dorival Caymmi. Em 1968, ele foi demitido após 26 anos de trabalho do Itamaraty pelo poder da ditadura militar. Naquele ano, ele fez várias turnês pela Europa (com Chico Buarque e Nara Leão) e Argentina (com Dorival Caymmi, Quarteto em Cy, Baden Powell e Oscar Castro-Neves). Em 1969 ele também se tornou parceiro de Toquinho com quem gravou 20 LPs. No final de 1970 Vinicius sofreu de uma doença pulmonar levando-o a morte em 09 julho de 1970, enquanto trabalhava em uma nova música em sua banheira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário